Depressão e Ansiedade são sintomas comuns em nossas vidas, podendo ocorrer diante de uma situação que nos decepciona, nos causa tristeza, ou mesmo, diante de situações de perigo ou de situações que não conhecemos, seja boas ou ruins, mas quando ficam persistentes e intensas podem afetar nossa vida e nossa mente. Vamos entender o porque?
A depressão ocorre normalmente por meio de uma combinação de diversos fatores internos e externos, como a dificuldade de lidar com situações desafiadores e até mesmo com a desregulação dos hormônios que controlam as emoções. Em geral, a depressão afeta o humor, o pensamento, a disposição e o comportamento de uma pessoa, sendo mais comum uma combinação destes fatores e de uma variedade de sintomas.
O adolescente com sintomas de depressão normalmente mostra-se desinteressada pelas atividades, apresenta dificuldade em permanecer atenta nas tarefas e esse comportamento interfere de forma negativa na aprendizagem.
As alterações de humor ocasionam comprometimentos cognitivos. Pacientes com depressão podem apresentar diminuição do fluxo sanguíneo e metabolismo da região frontal e alterações na substância branca do cérebro, responsável entre outras funções atenção, função executiva e memória.
O transtorno de ansiedade é caracterizado por uma preocupação excessiva ou expectativa apreensiva e é acompanhada pelos seguintes sintomas: inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular e perturbação do sono. A condição tem sintomas semelhantes aos da síndrome do pânico, do transtorno obsessivo-compulsivo e de outros tipos de ansiedade. Esses sintomas incluem preocupação constante, agitação e dificuldade de concentração.
Os problemas e as dificuldades de pessoas com Transtorno de Ansiedade são normalmente superdimensionadas. Ao mesmo tempo, as capacidades pessoais são vistas como insuficientes ou inexistentes, o que torna o enfrentamento e a superação ainda mais difícil. Por isto, é frequentemente vem juntos baixa autoestima e perfeccionismo.
Pacientes com sintomas de ansiedade podem ocasionar falhas de memória. Isto ocorre devido à ação à ansiedade no hipocampo e no córtex pré-frontal, regiões do cérebro essenciais para a memória e ricos em receptores que são desativados pela ansiedade. O estresse libera cortisol, atuando no córtex pr-frontal e no hipocampo, afetando o desempenho de memória, atenção e resolução de problemas.
Quer saber se está apresentando sintomas de ansiedade e depressão acima da média?