Avaliação Neuracademy para Tea

O que é?

O autismo, ou Transtornos do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do desenvolvimento, ou seja, que costuma aparecer logo nos primeiros anos de vida, comprometendo as habilidades comunicacionais e de interação social. De uma maneira geral, o transtorno se define pela presença de déficits persistentes na interação social e na comunicação  e por padrões restritos e/ou repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.

Essas características podem manifestar-se em diversas maneiras como movimentos estereotipados, uso excessivo ou incomum de determinado(s) objeto, fixação por determinado(s) assunto(s), fala repetitiva, insistência em padrões de rotina e resistência à mudanças. Até hoje ainda não se sabe a causa precisa do autismo e por isso o diagnóstico é realizado, principalmente, por meio da observação do paciente

Os critérios diagnósticos essenciais do TEA consistem em: (a) déficits persistentes na comunicação social e na interação social e (b) padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Essas características estão presentes desde período precoce do desenvolvimento e provocam prejuízo significativo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.

Quais são as indicações?

É indicada para qualquer individuo em qualquer faixa etária 2 até 89 anos que se queira investigar sobre o TEA – Transtorno do Espectro Autista, tendo a função de auxiliar no diagnóstico, bem como, verificar o perfil cognitivo para auxiliar nas intervenções multidisciplinares.

TOP